Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012


TELAPREVIR – Gerenciamento de exantema e anemia

1-      Exantema

1.1- Classificação

Grau I
Leve
Erupção cutânea localizada, com distribuição limitada, com ou sem prurido associado, sem sinais de acometimento sistêmico ou de mucosas.
Grau II
Moderado
Erupção cutânea difusa envolvendo até 50% da superfície corpórea, com ou sem descamação ou prurido. Pode haver inflamação de mucosas sem ulcerações ou sinais sistêmicos moderados, como febre, artralgia e eosinofilia.
Grau III
Grave
Erupção generalizada, atingindo mais de 50% da superfície corpórea, apresentando as seguintes características: vesículas ou bolhas, ulcerações de mucosas, lesões em alvo, descamação ou desprendimento da epiderme, púrpura, eritema multiforme, DRESS (drug related eosinophilia systemic syndrome) ou AGEP (acute generalized exantematous pustulosis).
Grau IV
Ameaça à vida
Erupção bolhosa generalizada, síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise epidérmica tóxica.

1.2- Tratamento

Grau I:    manter PEG-INF e RBV e TVR; antihistamínicos tópicos e sistêmicos (difenidramina, hidroxizina, levocetirizina, desloratadina). Não usar loratadina. Corticóides sistêmicos devem ser evitados. Corticóides tópicos podem ser usados em não mais de 50% da superfície corpórea por até duas semanas. Evitar banho de sol e exposição ao calor. Usar roupas leves e soltas.
Grau II:  considerar a possibilidade de descontinuar o TVR, caso não haja melhora do exantema ou se houver progressão, mesmo com o tratamento, em até sete dias. O TVR não pode ser recomeçado se for interrompido.
Grau III: interromper o TVR imediatamente e permanentemente. Se o exantema não melhorar após sete dias de tratamento, interromper a RBV. Em caso de DRESS, AGEP ou eritema nodoso, suspender todas as drogas. Após a melhora, em até 14 dias, reiniciar o tratamento apenas com PEG-INF e RBV, exceto em caso de DRESS ou AGEP. O TVR não pode ser reiniciado. É recomendado consultar um dermatologista e sugere-se fazer biópsia de pele. Solicitar exames: hemograma, ALT, AST, creatinina e etc.
Grau IV: interromper permanentemente todas as drogas e não reiniciá-las.

2-      Anemia

2.1- Classificação (conforme tabela DAIDS):

Grau
Hb (HIV +)
Hb (HIV─)
Queda de Hb
I
8,5 – 10
10,9 – 10
2,5 – 3,4
II
7,5 – 8,4
9,9 – 9
3,5 – 4,4
III
6,5 – 7,4
8,9 – 7
≥ 4,5
IV
< 6,5
≤ 7

Hb em g/dl.

2.2- Tratamento

Reduzir ou interromper as doses de RBV conforme tabela abaixo. Se a RBV for interrompida, parar também o TVR. Não reduzir a dose de TVR.

Hb (g/dl)
Sem cardiopatia
< 10
Reduzir RBV – 500 a 750mg/dia
< 8,5
Interromper permanentemente RBV

ou
Hb (g/dl)
Cardiopatia estável
Queda ≥ 2 por qualquer período de 4 semanas
Reduzir RBV – 500 a 750mg/dia
< 12 após 4 semanas de redução de dose da RBV
Interromper permanentemente RBV
RBV: comercializada como comprimidos de 250mg; Rebetol: comprimidos de 200mg.




Bula Incivo (telaprevir) disponível em http://www.ebulas.com.br/bulas/incivo%E2%84%A2

Bula Pegasys (PEG-INF alfa 2a) disponível em http://www.roche.com.br/fmfiles/re7196006/pdf/Bulas/Pegasys80B.pdf

Bula PegIntron (PEG-INF alfa 2b) disponível em http://www.merck.com/product/usa/pi_circulars/p/pegintron/pegintron_pi.pdf